Mercado Financeiro

As melhores empresas elétricas pagadoras de dividendos

4min de leitura

Saulo Pereira

Saulo Pereira

Redator

Como ganhar 100 reais por mês fazer nada

Se você já pensou em viver de dividendo, este artigo é pra você. Mas antes, vou te explicar o que é dividend yield, porque vai ser fundamental pra você entender.

O que é dividend yield?

Dividend yield é uma medida de desempenho de ações que representa a proporção dos lucros da empresa distribuídos aos seus acionistas na forma de dividendos em relação ao preço de mercado da ação. É uma métrica importante para os investidores que desejam investir em ações que geram renda passiva através de dividendos.

O dividend yield é calculado dividindo o valor total dos dividendos pagos pela empresa em um ano pelo preço de mercado atual da ação. O resultado é expresso como uma porcentagem, indicando o retorno em dividendos que um investidor pode esperar receber em relação ao preço de mercado da ação. Por exemplo, se uma ação paga R$ 2 em dividendos e seu preço de mercado é R$ 40, o dividend yield seria de 5%.

O dividend yield é uma medida útil para avaliar o potencial de renda de uma ação, mas é importante notar que nem todas as empresas pagam dividendos. Empresas de crescimento, como startups e empresas de tecnologia, geralmente reinvestem seus lucros para expandir seus negócios em vez de pagar dividendos aos acionistas.

Além disso, empresas em setores cíclicos, como petróleo e gás, podem ter dividend yields elevados, mas podem ser mais arriscadas devido à volatilidade do mercado. Os investidores que buscam renda passiva geralmente procuram ações com dividend yield mais alto.

No entanto, é importante avaliar a solidez financeira da empresa antes de investir, pois um alto dividend yield pode ser um sinal de que a empresa está enfrentando dificuldades financeiras ou que pode não ser capaz de manter o pagamento de dividendos no futuro.

Excelentes pagadoras de dividendos do setor elétrico

O setor elétrico é um dos que mais pagam dividendos na bolsa. Geralmente, as empresas desse setor são mais maduras e com menos espaço pra crescer. Podemos até dizer que algumas dessas empresas podem ser consideradas um mini monopólio. A primeira empresa que vamos falar aqui é a EDP Brasil (ENBR3).

Possuindo um Dividend yield de 11,46%, a empresa é controlada pelo grupo português com um nome bem parecido: EDP (Energias de Portugal). A EDP Brasil tem seu forte em distribuição de energia elétrica, mas também está presente no ramo de geração e transmissão de energia.

A próxima empresa que também tem um alto DY é a Celesc (CLSC4). Ela é uma empresa estatal, de propriedade do Governo de Santa Catarina, e possui um DY de 10,22%. Um detalhe importante é que a EDP Brasil possui 30% de participação nessa empresa. Seu foco de atuação é ramo de distribuição de energia.

A terceira empresa que vamos falar por aqui é a CEMIG (CMIG4). Ela possui um DY 11,3% e é outra estatal na nossa lista, possuindo o Governo de Minas Gerais como o maior acionista. Ela é uma empresa bem completa e atua nos setores de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Por fim, nossa lista conta com mais 2 empresas que também são excelentes no pagamento de dividendos. Não perca tempo e dê “play” no nosso vídeo abaixo e confira quais são as outras empresas.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados